Para quem não sabe a testosterona é o principal hormônio que existe no corpo masculino, sendo ela responsável pelo seu comportamento, características físicas e também no desempenho sexual de cada um. Porem sempre tem algumas mudanças que ocorrem no corpo masculino e que estão relacionadas com a testosterona. Um dos primeiro sinais de aumento deste hormônio é a agressividade, que segundo especialistas isso apenas ocorre quando os níveis estão muito acima do normal, por conta de que o hormônio tem uma atuação direta no sistema nervoso.
O crescimento de pelos em determinadas áreas esta muito relacionada com a produção de testosterona, isso tanto para os homens como para as mulheres. Eles começam a aparecer por volta dos 12 anos de idade, sendo comum no rosto, tronco, virilha, nádegas, braços, pernas e axilas. Então os pelos que crescem ali são chamados de independentes.
A calvície também pode estar relacionada com o aumento da testosterona, sendo que para ser mais exato o que esta mais envolvido é a diidrotestosterona, que é uma variação da testosterona. Esse hormônio faz com que os cabelos caiam nos homens e sua produção dependem de fatores como o couro cabeludo e também a quantidade de testosterona presente no organismo em questão.
Esse hormônio também influencia no ganho de massa muscular, por conta de que mais ou menos com 12 anos os meninos começam a ficar mais fortes e ganham mais massa muscular, isso sendo aumentando por volta dos 20 e 30 anos de idade, quando os homens aumentam ainda mais a testosterona no seu sangue. O desejo e desempenho sexual também esta relacionado com a taxa hormonal no sangue, por conta de que quem tem menor taxa de testosterona no sangue tem um menos desejo sexual. Já o excesso pode provocar a atrofia dos testículos, assim diminuindo muito as chances de ter uma vida sexual ativa.
A testosterona é um hormônio que esta presente tanto no sexo masculino como no sexo feminino, porém, em concentrações diferentes. Ele é fundamental para o desempenho do organismo masculino. Então em qualquer sinal de problema hormonal procure um medico para que seu caso seja analisado e tratado.