Saiba quais são os 10 maiores portos do mundo



Com o mundo globalizado em que vivemos é possível comprar produtos de qualquer lugar do mundo, pagando os devidos tributos para isso. Uma das formas mais utilizadas para a entrega dos produtos ao cliente, ou melhor, para que o produto chegue ao país do cliente são os navios. Milhares de containeres chegam ao Brasil todos os dias, movimentando os portos com muitos produtos. O Brasil possui muitos portos como, por exemplo, o de Santos. A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés). Com base nesta unidade de cálculo, existe uma lista dos maiores portos do mundo, sendo que a maioria fica na Ásia, principalmente na China, confira:
Xangai – China: 


Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Em 2010, cerca de 29 milhões de TEUs passaram por este porto. Este porto é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de diversas regiões.
Ningbo-Zhoushan – China: Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014.
Singapura – Singapura: O porto de Singapura, que já foi considerado o maior do mundo, hoje é o terceiro. Do ponto de vista da economia do país, o porto de Cingapura desempenha um papel muito importante, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca. 


O porto de Singapura é conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de sua manipulação, o porto de navios lida com um quinto dos contentores de carga global e é responsável pelo trânsito de quase 50% da oferta global de petróleo bruto.
Rotterdam – Holanda: O porto de Roterdam ocupa o quarto lugar. Também serviu como o maior porto do mundo por 42 anos entre 1962 e 2004 antes de ter sido superado por Cingapura e Xangai, nesta ordem. O porto de Roterdam é o maior porto de toda a Europa.
Tianjin – China: Situado no Rio Haihe, o porto de Tianjin, na China, está em quinto lugar. Atualmente ele está conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países em todo o mundo, um número que deverá subir nos próximos quatro anos. O porto de Tianjin é o terceiro maior porto da China e o único da parte norte do país.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...