Receita de bacalhau ao forno



Quando chega a sexta feira santa uma coisa que muitas pessoas seguem a risca é a tradição de não comer carne vermelha, sendo isso comum em quem segue a religião católica. Desta forma um prato muito procurado pelas pessoas é o bacalhau, que alem de muito saboroso é sempre muito procurado nesta época do ano. Então para que tenha uma noção eu separei uma receita de bacalhau de forno que fica muito saborosa e que eu tenho a certeza de que vai gostar muito do mesmo.

...::: Receita de Bacalhau ao Forno :::...

Ingredientes:

- 2 tomates

- Alho, sal, coentro e azeite (à gosto)

- 2 cebolas

- 1 colher (sopa) de extrato de tomate

- 1 quilo de bacalhau

- ½ quilo de batata

- Azeitonas (à vontade)

- ½ quilo de cenoura

- Leite de coco

- 1 pimentão



Ingredientes para o molho:

- 400 ml de leite

- 1 ovo

- 1 colher (sopa) de manteiga

- Noz moscada, pimenta do reino e sal (à gosto)

- 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo (sem fermento)

- ½ xícara de creme de leite



Modo de preparo do bacalhau:

Primeiramente deixe o bacalhau de molho por um período de vinte e quatro horas em água, mudando a mesma em um período de três em três horas em media, logo em seguida escalde o peixe em uma rápida fervura removendo as espinhas e a pele. Depois de escaldar o mesmo pegue a água e deixe reservada, sendo que em seguida pegue o tempero que é o alho, sal e coentro para temperar o peixe. Logo em seguida pegue uma caçarola e coloque o azeite e as cebolas em rodela para que elas refoguem, sendo que em seguida você deve adicionar o tomate sem pele e sementes, o pimentão e as azeitonas picadas. Depois junte o bacalhau com o extrato de tomate, o leite de coco e um pouco da água usada para o cozimento do peixe. Deixe que tudo cozinhe por um bom tempo para que os ingredientes fiquem todos bem cozidos, e enquanto isso deixe as batatas e as cenouras cozinhando, lembrando de cortar ambas em rodelas.



Modo de preparo do molho:

Em um liquidificador bata o leite, a farinha de trigo e a manteiga, depois coloque a mistura na panela e leve a mesma ao fogo, mexendo sempre até que a mesma engrosse, assim que engrossar acrescente o creme de leite, noz-moscada, pimenta do reino, o ovo batido e o sal. Depois pegue uma forma e unte com azeite e um dente de alho, e arrume o bacalhau alternando em camadas na forma junto com a batata e a cenoura. Depois cubra todo o bacalhau com o molho e leve o mesmo ao forno para gratinar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...