Tecidos musculares do corpo humano



O nosso corpo como você deve saber é constituído por uma grande quantidade de tecidos que cada um possui uma função diferente, sendo que uma que é envolvido com os nossos movimentos e com a nossa estrutura é o tecido muscular que esta espalhado por todo o corpo. Desta forma para a realizações dos movimentos este tecido e constituído por uma grande quantidade de células que tem como sua especialização realizar contrações.

As células deste tecido tem um formato alongado e podem ser multinucleadas ou não, sendo que no seu citoplasma pode ser muito fácil de encontrar uma grande quantidade de filamentos de proteína contrátil, sendo que dentre todas as mais comuns é a actina e miosina. Outra característica é que é um tecido muito vascularizado, inervado e também é um grande consumidor de energia e produtor de calor.

Este tecido pode ser classificado de três formas, sendo elas: Tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e tecido muscular liso. O tecido muscular estriado esquelético é o que esta presente em maior quantidade em nosso corpo, sendo que ele esta preso em todo o nosso esqueleto por estrutura que se denominam de tendões, sua contração é forte, rápida e voluntária.

Suas células são cilíndricas e alongadas e podem chegar até mesmo a trinta centímetros e que são muito ricas em filamentos de actina e miosina, sendo que se analisar a célula em um microscópio podemos encontrar uma variedade de núcleos em cada célula. Já no tecido muscular estriado cardíaco com já esta no nome é apenas presente no coração, sendo que o músculo do coração possui uma célula alongada, estriada, cilíndrica, mas elas são ramificadas.

As contrações deste músculos são rápidas, fortes e involuntárias, ou seja, elas não dependem da nossa vontade, sendo que ela ainda é continua e já pode fazer com que desencadeie uma nova contração e assim por diante. E por fim o músculo liso que é encontrados nos órgão como o útero, intestino, bexiga e útero, e são responsáveis pela realização de movimentos como o peristaltismo, expulsão de urina e as contrações do parto.

Este músculo pode também ser encontrado na parede dos vasos sanguíneos e que ajudam no controle da pressão arterial. Suas células são fusiformes, onde elas são mais espessas no centro e afiladas na extremidade e também possui apenas um núcleo central, ou seja, são mononucleadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...