Tudo sobre o Prouni



Antigamente, ter nível superior era um privilégio para poucos, já que passar em uma faculdade pública é muito difícil e as mensalidades de faculdades particulares muito altas.
Agora, o governo tem incentivado as pessoas a estudarem, e para ajudar elas a ingressarem em uma universidade, criou o programa “Prouni”.
A sigla “Prouni” significa “Universidade para todos”, e tem como objetivo dar bolsas totais e parciais para financiar a graduação de pessoas que não possuem dinheiro para cursar uma faculdade.
Podem fazer parte desse programa apenas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de estudar, tenham feito o “Enem” (exame nacional do ensino médio) e alcançado no mínimo 400 pontos.
Ainda, para concorrer a tais bolsas, o aluno deve ter renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa, para conseguir 100% de bolsa e renda familiar de no máximo três salários mínimos por pessoa, para obter a bolsa parcial de 50%.
Além do acima descrito, o programa exige ainda requisitos dos candidatos, que são: ter estudado em escola pública ou na condição de bolsista em escola particular durante o ensino médio, ser deficiente, entre outros.
Para se inscrever no programa, basta que o candidato informe no site do governo o número da inscrição, senha do Enem e o número do CPF. Caso o candidato não se lembre de tais dados, é só acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.
No site do portal Prouni, o candidato vai poder verificar quais as instituições de ensino superior estão cadastradas no programa e consequentemente tenham vagas específicas para o programa em questão.
Ao fazer a inscrição, o candidato tem a opção de escolher duas instituições, cursos e turnos.
Depois de encerrado o prazo de inscrição, o programa seleciona os candidatos conforme as notas obtidas no Enem e pela instituição escolhida.
Assim, com esse programa social fica mais acessível para pessoas de baixa renda cursarem uma faculdade e obterem o diploma de nível superior sem ter que passar necessidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...