Causas da inconfidência mineira

Causas da inconfidência mineiraA famosa inconfidência mineira o primeiro movimento interno com o grande objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal, mas como sempre ouve uma reação ao contrario da que se esperava.

Tudo começou com o esgotamento jazidas de ouro em Minas Gerais, como a coroa portuguesa cobrava severos impostos sobre os produtos que daqui saiam um deles era dominado, onde era chamado de Derrama. A chamada derrama era um imposto que visava fazer com que a coroa mantivesse um padrão mínimo de cobrança de imposto sobre a exploração de ouro, quando a cota não era atendida, o minerador devia arcar com o que faltava completar a cota, e como o ouro estava cada vez mais escassa mais quantia os mineradores tinham que pagar.

A classe baixa, como os militares, proprietários rurais, clérigos e outros, se reuniram para conspirar contra a coroa, pois estavam indignados com a decisão de manter a Derrama. Os mais conhecidos que juntaram a esses povos foram o Alferes Jaoquim Jose da Silva Xavier, o líder do movimento, também o Cônego Luis Vieira da Silva e também os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa e dentre esses vários outros.
A grande revolução termina com a tradição por meio de Joaquim Silvério dos Reis, o qual denunciou o movimento em troca do perdão de suas dividas para com a coroa. Posteriormente de Joaquim Jose da Silva Xavier (Tiradentes), onde foi enforcado depois esquartejado, depois teve seus pedaços espalhados pelos caminhos onde Tiradentes espalhou suas grandes idéias e sua cabeça foi exposta na atual cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. Fizeram tudo isso para que as pessoas vissem o que aconteceria com o próximo que tentasse algo da mesma forma, em homenagem ao grande idealizador Tiradentes foi proclamada a Inconfidência Mineira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...